No Brasil, há quem acredite que o ano só começa mesmo depois do Carnaval e a quarta-feira de cinzas, 14 de fevereiro, marca este novo início. Para quem volta da folga da folia já planejando um novo descanso, 2024 não traz as melhores notícias já que boa parte dos feriados nacionais cairão no fim de semana.
A próxima folga prolongada, de acordo com o calendário do governo federal, é no fim de março. A Paixão de Cristo vai cair numa sexta-feira, dia 29, garantindo um fim de semana estendido para muitos trabalhadores.
Depois da Paixão de Cristo, no entanto, o próximo feriado prolongado no calendário nacional só ocorre em 15 de novembro, dia da Proclamação da República, em novembro, vai ser vizinho de um fim de semana. Corpus Christi, que esse ano cai em 30 de maio, é considerado ponto facultativo e feriado oficial em alguns locais, como São Paulo, logo os paulistas terão um respiro antes.
Ao todo, sete feriados cairão em fins de semana (Tiradentes, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Finados) ou em quartas-feiras (Dia do Trabalho, Consciência Negra e Natal). O ‘culpado” por menos folgas é o dia 29 de fevereiro, já que 2024 é ano bissexto. Com esse dia a mais, muitos feriados que cairiam numa sexta, foram para o sábado. Confira a lista de feriados:
29 de março, Paixão de Cristo – sexta-feira;
21 de abril, Tiradentes – domingo;
1º de maio, Dia Mundial do Trabalho – quarta-feira;
7 de setembro, Independência do Brasil – sábado;
12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida – sábado;
2 de novembro, Finados – sábado;
15 de novembro, Proclamação da República – sexta-feira;
20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra – quarta-feira;...
25 de dezembro, Natal – quarta-feira.
Ponto facultativo
O ano conta com oito pontos facultativos, como o Carnaval, que garantem folga para os funcionários públicos, mas no caso do trabalhador do setor privado, a folga precisa ser acordada com o patrão. Na quarta-feira de cinzas, por exemplo, foi ponto facultativo até às 14h, mas não há nenhuma regra que impeça as empresas de iniciarem o expediente dos funcionários logo pela manhã. Confira os pontos facultativos do Brasil em 2024:
14 de fevereiro, Quarta-Feira de Cinzas (até as 14 horas) – quarta-feira;
30 de maio, Corpus Christi quinta-feira;
31 de maio – sexta-feira;
28 de outubro, Dia do Servidor Público federal – segunda-feira;
24 de dezembro, véspera do Natal (ponto facultativo após as 14 horas) – terça-feira;
31 de dezembro, véspera do Ano Novo (ponto facultativo após as 14 horas) – terça-feira.
Fonte: Veja Mercado.