Na última semana, a prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro enviou uma notificação extrajudicial à Concessionária de Serviços de Telecomunicações, Telefônica Brasil S.A -VIVO para esclarecimentos e providências, após mais de 3 dias sem o funcionamento dos telefones fixos na cidade. A ação foi tomada em decorrência das diversas reclamações recebidas.
Devido à falta das ligações de telefone fixo, os comerciantes relataram que ficaram de domingo até quarta-feira sem a possibilidade de receber pedidos por essa via, que é tão importante para o comércio do município. “Ficamos de domingo até quarta-feira sem poder receber pedidos pelo telefone fixo, por isso tivemos prejuízo, pois os nossos clientes ligam no restaurante todos os dias, perdemos muitas vendas por isso. O telefone fixo só voltou na quarta à tarde, depois que o restaurante já tinha fechado naquele dia”, diz Fabio Terassi, sócio do restaurante O Bicão.
Além dos prejuízos aos comerciantes, a falta de telefone dificultou a vida da população santa-ritense, já que muitas pessoas dependem das ligações telefônicas para pedir itens necessários para o dia-a-dia. Sem a possibilidade de fazer ou receber ligações, houve moradores que não conseguiram pedir remédios em farmácias, refeições para o almoço ou jantar, compras em supermercados e lojas e até mesmo falar em escolas, postos de saúde e órgãos da prefeitura, bem mesmo com seus parentes, filhos e amigos.
A rede de telefonia fixa voltou apenas na quarta-feira após o almoço, mas os prejuízos dos dias de domingo, segunda, terça e a própria quarta pela manhã dificilmente serão recuperados.