noticias Seja bem vindo ao nosso site O Santarritense Digital!

Brasil

Governo Federal vai cadastrar catadores de lixo reciclável

Publicada em 08/04/24 às 09:55h - 45 visualizações

O Santarritense Digital


Compartilhe
Compartilhar a noticia Governo Federal vai cadastrar catadores de lixo reciclável   Compartilhar a noticia Governo Federal vai cadastrar catadores de lixo reciclável   Compartilhar a noticia Governo Federal vai cadastrar catadores de lixo reciclável

Link da Notícia:

Governo Federal vai cadastrar catadores de lixo reciclável
 (Foto: O Santarritense Digital)
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima anunciou que vai iniciar o cadastramento de cooperativas e associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis no Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir).
A medida tem como objetivo viabilizar a contratação e o pagamento do serviço ambiental pelo Poder Público e busca a inserção desses profissionais nos sistemas nacionais de logística reversa dos diferentes tipos de resíduos.
Publicada no Diário Oficial da União no dia 20 de março, a portaria estabelece critérios para que os trabalhadores estejam habilitados a fazer o cadastro. O documento começou a vigorar no último dia 28, quando o Sinir disponibilizou o módulo Catadores no sistema de cadastro.
Para acessar o serviço, as entidades precisam cumprir algumas exigências como ter o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), infraestrutura mínima para realizar a triagem dos materiais e estatuto social definido.
Além disso, é necessário comprovar o funcionamento do sistema de cooperativismo, com rateio dos lucros entre os associados, majoritariamente composto por catadoras e catadores de materiais recicláveis.
O cadastramento dará acesso a um documento de habilitação da entidade, exigido por programas como Coleta Seletiva Cidadã, criado pela Advocacia Geral da União para a separação dos resíduos reutilizáveis e recicláveis dos órgãos e das entidades da administração pública federal.
A habilitação terá validade de três anos e precisará ser renovada pelo Sinir, com reenvio de documentos e atualização de informações após o término do prazo.

Fonte: www.reciclasampa.com.br




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (19) 3582-6363

Visitas: 426724
Usuários Online: 12
Copyright (c) 2024 - O Santarritense Digital
Converse conosco pelo Whatsapp!