noticias Seja bem vindo ao nosso site O Santarritense Digital!

Brasil

Ferreomodelismo - A Viagem dos Sonhos

Publicada em 26/02/24 às 12:21h - 77 visualizações

O Santarritense Digital


Compartilhe
Compartilhar a noticia Ferreomodelismo - A Viagem dos Sonhos  Compartilhar a noticia Ferreomodelismo - A Viagem dos Sonhos  Compartilhar a noticia Ferreomodelismo - A Viagem dos Sonhos

Link da Notícia:

Ferreomodelismo - A Viagem dos Sonhos
Motorista Mário Milhocci com um ônibus monobloco O-321 em Aparecida  (Foto: Reprodução / Ferreomodelismo)
Desde mais de três séculos atrás, a viagem dos sonhos de muitos cristãos devotos é ir até Aparecida, ou para a grande maioria: “Aparecida do Norte”. O serviço de ônibus fretados antigamente era raro. A melhor maneira possível era dispor de um caminhão tordado, isto é, coberto com um encerado da marca Locomotiva, a mais famosa.
O encerado era uma lona grossa, coberta de cera que impermeabilizava o tecido, daí o nome “encerado”. Com bancos de madeira e com uns grampos gigantes de ferro que protegiam o teto. No nordeste chamavam de “Pau de Arara”. Conforto zero! Aventuras mil! 
E lá ia nosso “pau de arara” por estradas empoeiradas, barrentas, nos bancos sem encosto, com solavancos e trepidações estradas afora. Quando eram asfaltadas, era um delírio! Que aventuras mil!!! Turismo classe “A”, para ser comentado até outras gerações.
Mais tarde, veio o ônibus e com ele as estradas asfaltadas. Ir até Aparecida e trazer uma lembrancinha, uma imagem para um parente, uma garrafinha de água benta para um doente, uma fitinha colorida para os amigos, acender uma vela e fazer um pedido, cumprir uma promessa, deixar um objeto na sala dos milagres, ficava na memória do povo humilde que antecedeu a era da “jardineira” e que até hoje vai nas famosas excursões ou romarias para Aparecida.

Sobrevivemos a era do Busão! Éramos da geração de “ferro”! Atualmente a geração de “cristal” dispõe de leitos macios, ar condicionado, frigobar, serviço completo de bordo!
Os tempos mudaram, muita coisa se modernizou tanto no transporte, já que depois dos “Pau de Arara” vieram os ônibus, primeiro os tipo “jardineira”, aqueles geralmente “bicudos” ou seja, derivados do caminhão com um grande capô que abriga o motor.
Já na década de 50, a Mercedes Benz traz uma grande inovação: os ônibus monoblocos, ou seja,  que não possuem chassi, os eixos e motores são montados na estrutura da carroceria (os monoblocos Mercedes Benz foram fabricados até o ano de 1996) e por fim os chassis Scania, Volvo , Volkswagen com as carrocerias modernas da Marcopolo, Busscar entre outras, com ar condicionado, toalete, leito e outras conveniências.


 A cidade de Aparecida também se moderniza, desde 1717 os devotos de Nossa Senhora Aparecida rezavam em uma capela, em 1888 é inaugurada a Basílica Velha. Em 1946 tem início a construção da Basílica Nova que é inaugurada em 1980 pelo Papa (agora Santo) João Paulo II. E hoje, Aparecida conta com ampla rede de lojas, restaurantes e até shopping center, afinal quem nunca aproveitou a viagem para Aparecida e comprou um rádio novo?
Hoje também com o Caminho da Fé, muita gente vai a Aparecida de Jeep, moto, bicicleta, cavalo e até mesmo a pé. É a fé que movimenta o ser humano. 
Uma das empresas pioneiras nas viagens a Aparecida em nossa cidade é a tradicional Viação Danúbio Azul, que há décadas opera este trajeto, como veremos agora em algumas fotos gentilmente cedidas pelo pesquisador Osmar Milhocci.

Colaborou em parceria com esta matéria o escritor santa-ritense Argemiro Octaviano.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (19) 3582-6363

Visitas: 426518
Usuários Online: 6
Copyright (c) 2024 - O Santarritense Digital
Converse conosco pelo Whatsapp!