Gabriel Toseti Amorim, de 25 anos, natural de Santa Rita do Passa Quatro, conquistou a posição de Top 2 da “MuscleContest Sorocaba”, que aconteceu no sábado, dia 14 de outubro.
O atleta começou a praticar musculação no final de 2019, em meados de dezembro, por indicação médica, quando estava em uma fase muito conturbada de sua vida, o que acarretou em diversos problemas emocionais e psicológicos, como a depressão. “Fui indicado a realizar alguma atividade física para ter um foco e ajudar em conjunto com o tratamento. É comprovado que atividades físicas ajudam no tratamento de doenças emocionais, então comecei a praticar a musculação e com o passar dos meses comecei a ver o real efeito dela em meu corpo e, por aí, logo percebi que quando estava naqueles momentos de treino, aquilo me anestesiava e eu esquecia de todos meus problemas”, diz o atleta em entrevista exclusiva ao jornal O Santarritense.
Com a continuação dos treinos, Gabriel começou a pegar gosto pela coisa. “Comecei a levar a sério os treinos, incentivado pela minha Tia ‘Penha’, da academia, que disse que eu tinha potencial para a alta performance da musculação, o fisiculturismo. Então comecei a pesquisar sobre o esporte, acompanhar atletas, notícias, rotinas e entender como esse mundo funcionava e acabei me apaixonando pelo ato de cultivar nosso corpo como um templo”, acrescenta o atleta.
Em menos de um ano de musculação, ele começou a fazer o treino sério e a dieta, a ter uma rotina como se fosse a de um atleta, mesmo ainda não sendo, sonhando alto que um dia pudesse chegar lá. “O tempo foi passando e meu corpo foi mudando, as pessoas me perguntando sempre e pedindo dicas de como conseguir determinado objetivo e cada vez mais eu me animando”. Com a evolução, Gabriel contratou treinadores de atletas profissionais para prepará-lo para um dia subir nos palcos de competições, e iniciar sua carreira na categoria Amador. “É um esporte demorado e tem que ter muita paciência, construir um corpo competitivo leva anos, não é de um mês para o outro, eu sabia que a caminhada seria longa e difícil, seria dieta todos dias sem erro, treino todos dias, dedicação, disciplina, determinação e constância. Mas estava disposto a pagar esse preço, pois esse esporte tinha me salvado, me sentia curado dos meus problemas antigos e estava apaixonado por ele”, nos conta Gabriel.
O santa-ritense então havia planejado competir em 2021, depois de pouco mais de 1 ano de treino, mas, com a chegada da pandemia, as coisas ficaram mais difíceis do que antes. “Fiquei desempregado, a situação em casa do emprego dos meus pais não estava boa também, então passamos dificuldades, ficou difícil fazer dieta, ficou difícil treinar com academias fechadas, fui resiliente, me acalmei e lutei nesse período de pandemia com as armas que tinha, tudo no básico que não era o suficiente para me preparar mas nunca desisti do meu sonho, que era ser atleta de fisiculturismo”, comenta o jovem.
Após a pandemia, em 2022, Gabriel estava pronto para realizar sua primeira competição. “Mas antes disso tenho que mencionar uma pessoa maravilhosa que entrou na minha vida e sem ela com certeza eu não estaria aqui hoje e não seria quem eu sou, minha atual namorada, Rafaela Ripa, ela que me encorajou a vencer todos desafios, ela foi a primeira pessoa a acreditar no meu sonho a dizer que eu poderia ser quem eu quisesse, que acreditava que eu poderia ser um grande atleta um dia, ela foi minha base e me motivou a fazer tudo que eu faço, esse texto e essa entrevista nunca aconteceriam se ela não tivesse entrado na minha vida, pois todos nós temos momentos de fraquezas e ela estava lá do meu lado a todo instante quando eu pensava em desistir, por ela e por meus pais nunca desisti e cá estou,” relembra o atleta.
Em novembro de 2022, Gabriel participou de sua primeira competição, quando o atleta conseguiu um treinador faltando apenas 30 dias, já que tinha parado com seu antigo treinador, devido a falta de verba para pagar o trabalho dele. Mesmo com pouco tempo, o jovem santa-ritense insistiu em realizar sua primeira competição e infelizmente não ganhou nada, justamente devido ao pouco tempo, já que o preparo dura meses, mas ficou contente em participar e descobriu ali o propósito de sua vida e a partir daquele dia decidiu que seria atleta. “Não desanimei e ainda mais motivado iniciei 2023 com tudo, me preparando desde o começo do ano para as competições, tenho minha mulher me apoiando, meus pais, meu irmão e meus amigos, então não precisava de mais nada. Foi o ano inteiro de dieta sem errar, de treinos todos dias sem falhar, fazendo tudo isso de segunda a segunda, não existe feriado, aniversário e etc, eu tinha que fazer tudo o que fosse preciso, todos dias para ser o melhor, para me superar dos anos seguintes e para alcançar o meu objetivo. E fiz”, completa.
No dia 14 outubro de 2023 Gabriel fez a sua segunda competição, só que dessa vez com uma preparação completa do início ao fim e acabou se consagrando como o TOP 2 da MuscleContest Sorocaba, pela maior federação de fisiculturismo do nosso país, a NPC, e foi pela categoria Classic Physique. “De dezenas de atletas o resultado que obtive superou todas as minhas expectativas. E volto contente para Santa Rita do Passa Quatro trazendo essa conquista, sendo o único atleta masculino da modalidade na nossa cidade” comemora Gabriel.
Agora, no dia 11 de novembro, o atleta santa-ritense estará participando de mais uma grande competição, a MuscleContest FIT PIRA, em Piracicaba. Como as competições custam caro, Gabriel faz rifas para arcar com custos. “Caso alguma pessoa queira me ajudar na rifa ,ela está rolando no meu Instagram: @gabtosetti, lá, além da rifa, divulgo minha rotina, meus treinos, dieta e os patrocinadores que me ajudam, estou aberto também a receber novos patrocínios, qualquer ajuda será sempre bem-vinda. E para finalizar gostaria de agradecer a quatro pessoas especiais: minha mãe Cidinha Toseti, meu pai Marcos Amorim, meu irmão Rafael Toseti e ao amor da minha vida Rafaela Ripa”, encerra.
Os interessados em patrocinar o atleta Gabriel Toseti Amorim e apoiar o esporte do fisiculturismo santa-ritense, podem entrar em contato através do telefone: (19) 997575580.