No último final de semana, Santa Rita do Passa Quatro foi palco da 2ª Oficina de Canionismo, idealizada e organizada pela Agência CirrusAventuras, em parceria com a Estância Boi Sentado e Sítio Santo Expedito. O evento reuniu entusiastas e iniciantes que tiveram a oportunidade de aprender sobre a prática da atividade em um dos cenários mais deslumbrantes da nossa cidade, Cânion dos Macacos.
Durante a oficina, os turistas e participantes locais estiveram em contato direto com equipamentos de segurança, aprenderam sobre nós, ancoragens e diversas outras técnicas de decida em cachoeiras, além de caminhadas em leitos de rios e preservação do meio ambiente.
O instrutor Rodrigo Nishioka, destacou a importância do conhecimento técnico e da conscientização ambiental para garantir uma experiência inesquecível e segura. “O Canionismo é mais que um esporte radical, é uma ferramenta de imersão na natureza, uma oportunidade de incentivo à iniciação científica, uma oportunidade de entendimento geológico, geográfico e do bioma, além de possibilitar o contato e preservação da cultura local”, afirmou Rodrigo.
A oficina contou com a participação de 16 participantes, entre eles moradores locais, com o objetivo de democratizar o acesso aos esportes de aventura e também os capacitar para futuros novos guias da cidade, e visitantes de cidades se toda a região, sendo elas: Porto Ferreira, Pirassununga, Piracicaba e Americana.
“Foi uma experiência incrível! Eu nunca havia feito nada parecido, me senti seguro o tempo todo com as orientações dos guias e também com o envolvimento de todo o grupo”, comentou Gustavo Cheffer, que pela primeira vez participou da atividade.
O evento faz parte do portfólio de produtos oferecidos pela Agência Cirrus Aventuras e pelos esforços contínuos de seus proprietários em desenvolver e fomentar o turismo de aventura local, oferecendo oportunidade para que mais pessoas descubram o potencial turístico da cidade de forma segura e responsável.
A oficina também reforçou a importância da preservação do meio ambiente, a preservação da cultura local, com todos os participantes sendo monitorados e orientados a não deixar nenhum tipo de rastro.
Com a crescente demanda do turismo da nossa cidade, a expectativa é que mais eventos como esse sejam realizados, atraindo novos turistas e consolidando Santa Rita do Passa Quatro com um destino de referência para prática de atividades ao ar livre e demais atrativos para todos os perfis de turistas.